Psicofísica é tema de palestra durante AES Brasil Expo

Site

Ministrada pelo professor de Engenharia Stephen Paul, a palestra atraiu atenção pela sua didática em abordar tema extremamente complexo.

Figurando entre as apresentações com tema mais científico, a palestra “Leis Básicas da Psicofísica e Psicoacústica”, ministrada pelo engenheiro Stephen Paul abordou a percepção do som a um nível de grandezas comparadas. A apresentação aconteceu no segundo dia da AES Brasil Expo 2015, principal evento de áudio e iluminação profissional da América Latina.

Durante a apresentação, Paul traçou uma linha do tempo dos estudos de grandeza comparada, isto é, a grandeza física real versus a percepção desta grandeza pelos seres humanos. “Quando dobramos a pressão das ondas sonoras, não significa que realmente dobramos o volume do som que estamos ouvindo. O estudo comparativo destas fatores é a psicofísica”, explicou.

O professor deu enfoque então a duas principais correntes usadas para medir esta percepção. A primeira delas é o modelo que gerou o Decibel como principal medida, focando-se na pressão sonora percebida. O segundo é o que gera os mais modernos sistemas de Loudness, que leva em conta a percepção do volume. “Apesar de ambas as escalas poderem ser usadas de formar coerente, ambas são bastante imprecisas quando estamos nos limiares da percepção humana”, concluiu o pesquisador.

Publicado em Notícias

Mapa